PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Prevenção da Gripe A

SINTOMAS

  • Febre de ínicio súbito (superior a 38ºc)  

  •  Tosse

  •  Dores de Garganta              

  •  Dores Musculares

  •  Dores de Cabeça

  •  Arrepios de Frio

  • Cansaço

  •  Diarreia ou Vomitos (embora nao sendo típicos da Gripe sazonal, têm sido verificado em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A)

MODO DE CONTÁGIO:

  •  Pessoa – a – pessoa através de gotículas quando tosse ou espirra

  • Atrevés do contacto com os olhos, nariz ou boca, de mãos que contactaram com objectos ou cuperfícies contaminadas com gotículas de uma pessoa infectada.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Floresta

Floresta - Um lugar magico...

Florestas são áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos factores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:
Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior, se comparado com outros biomassas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Montanha

Floresta - Um lugar magico...

Florestas são áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:

Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.

As florestas plantadas são aquelas implantadas com objetivos específicos, e tanto podem ser formadas por espécies nativas como exóticas. Este é o tipo de florestas preferido para o

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Raios Ultra-Viloleta

Exposição ao sol

No início do século XX descobriu-se que a exposição à luz solar era um preventivo do raquitismo e mesmo a sua possível cura. Mas, se pequenas quantidades de UV são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3 a exposição humana à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde, nomeadamente para a pele, como o como cancro e o fotoenvelhecimento, para os olhos, como o aparecimento de cataratas, de pterigium e do carcinoma espinocelular da conjuntiva e para o sistema imunológico.
O tempo de formação para o eritema (queimadura solar) é o tempo máximo de exposição ao sol com a pele desprotegida e sem que se tenha dado o eritema.
O tempo de formação para o eritema pode ser calculado, para cada tipo de pele, a partir do Índice UV e o valor de 1MED para cada tipo de pele.

Continuar...
 
Pág. 1 de 2