foto1.jpg

TELEFONE

238 953 255


Em caso de EMERGÊNCIA ligue:

112


Em caso de INTOXICAÇÕES ligue:

808 250 143


Em caso de INCÊNDIO FLORESTAL ligue:

117

AJUDE-NOS

Faça o seu donativo!

Conta Quartel:

NIB: 0045 4081 4018 7006 993 78:

IBAN: PT50 0045 4081 4018 7006 9937 8:

Gripe A (H1N1)

O novo vírus da Gripe A-H1N1, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A-H1N1 é transmissível entre os seres humanos.

O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A-H1N1 é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

Consulte aqui alguma informação importante de prevenção e auto-protecção:

 Visite o site da Direcção Geral de Saúde e em particular o microsite da gripe para obter mais informações.

http://www.proteccaocivil.pt/

 
Situação Meteorológica Adversa – Tempo frio

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, a situação nos próximos dias (até 10 JAN) caracterizar-se-á por tempo frio e seco, nomeadamente nos seguintes parâmetros:

  • Descida das temperaturas, em especial da mínima para valores que em vários locais podem ser negativos; 

  • Vento fraco, soprando moderado a forte nas terras altas (aumentando assim o desconforto térmico);

  • Formação de gelo ou geada; Situação Meteorológica Adversa – Tempo frio

Ausência de precipitação até 6ªfeira (09JAN), sendo possível a partir desse dia a ocorrência de aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 500 metros. As temperaturas mínimas, conjugadas com o vento moderado a forte nas terras altas, poderão provocar a sensação de um aumento do desconforto térmico nas populações, exigindo cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.
Também nas estradas com pouca incidência de raios solares poder-se-á verificar formação de gelo.

Continuar...
 
Caderno Técnico PROCIV

Está já disponível para download o Caderno Técnico PROCIV #4:  “Estabelecimentos de Apoio Social a Pessoas Idosas - Manual para a Elaboração de Planos de Segurança”, editado pela ANPC no âmbito desta nova colecção de manuais e guias sobre temas de Protecção Civil e Planeamento de Emergência.
 
A ANPC, para além destas 4 edições já disponíveis ao público, tem em preparação 9 novas publicações: Guia de Apoio à Elaboração de Planos de Emergência Internos de Barragens; Guia de Intervenção em Emergências Radiológicas; Manual para a Elaboração e Revisão de Planos Municipais de Ordenamento do Território na Vertente de Protecção Civil; Guia de Apoio à Análise de Risco na Vertente de Protecção Civil; Manual de para a Elaboração de Planos de Segurança – Grandes Superfícies; Guia de Apoio à Elaboração de Planos Prévios de Intervenção; Guia de Apoio à Elaboração de Planos de Emergência Externos – Directiva Seveso II; Risco de Cheias e Inundações – Respostas do Ordenamento e do Planeamento Municipal de Emergência; Manual de Boas Práticas para a Elaboração de Planos de Segurança – Grandes Superfícies.

Caderno_Tecnico_PROCIV_4.pdf

atualizado em ( Terça, 15 Setembro 2009 20:17 )
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte > Final >>

Pág. 8 de 9

Estação Meteorológica de Loriga

Alista-te...